"Too Tough To Die" é tido pelos fãs dos Ramones como o seu "disco de ressureição", pois marca a volta da banda ao Punk Rock, que antes havia sido parcialmente abandonado, em busca de sons mais pop's. Marca também a entrada de Richie Ramone (Richard Reinhardt) na banda, já que Marky havia saído ainda nas gravações de "Subterranean Jungle", de 1983.Produzido por Tommy Ramone e Ed Stasium, o álbum volta totalmente às raízes da banda, sendo muito parecido com os dois primeiros trabalhos deles, com músicas curtas, rápidas e diretas e com as letras idiotas, na maioria das vezes. Eles também ganharam uma boa influência do Hardcore, vinda do baterista Richie Ramone, além de maiores participações vocais de Dee Dee, que canta 2 músicas no disco (Wart Hog, onde ele divide os vocais com Richie; e Endless Vacation), além de termos várias versões de músicas oficiais com ele nos vocais.
Reza a lenda, de que o álbum é uma homenagem à Johnny Ramone, que pouco tempo antes do lançamento se envolveu numa briga e teve um ferimento sério na cabeça, inclusive, passando algum tempo com a cabeça raspada. Podemos tirar isso pelo nome do álbum, que em bom português significa "Duro Demais Para Morrer".
Embora o álbum traga todas essas qualidades, ele não foi tão bem aceito na época (embora hoje em dia seja considerado como o melhor álbum da banda, em meio aos fãs) e as vendas não foram tão boas, embora tenham sido superiores aos anteriores. Em meio à isso tudo, o álbum abre um período obscuro na carreira da banda, que duraria até o lançamento do álbum "Halfway To Sanity", quando seria também a última gravação de Richie com os Ramones.
A versão que eu trago do disco, é a versão completa, com as faixas-bônus, que, em sua maioria, são versões demo das músicas do disco, embora também traga algumas (excelentes) músicas gravadas nessa época, que viraram lados B, mas que caíram totalmente no gosto dos fãs, como "Smash You", que eu julgo ser uma das melhores músicas dos Ramones; além de "Out Of Here", que traz uma pegada meio Heavy Metal; o cover "Street Fighting Man", dos Rolling Stones; e "I'm Not A Answer", que, na minha opinião, é a mais fraca das 4 "inéditas".
Os destaques, por sua vez, ficam com as faixas "Mama's Boy", "Wart Hog", "Too Tough To Die", "Durango 95", "Chasing The Night", "Endless Vacation" e "Howling At The Moon (Sha-la-la); esta última, que se tornou um dos maiores clássicos da banda.
Um discão, que é totalmente Rock 'N' Roll pauleira do início ao fim e promete agradar à todos os ouvidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário